Dicas

Apostou no LED? Tchau, mosquitos!

09 abr, 2021 - Por Eletrônica Apolo
Família reunida

Nessa época do ano, é comum o aumento de insetos, principalmente os temidos mosquitos, que, além de incomodar nossos ouvidos, podem transmitir doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela, entre outras. Existem várias formas, já conhecidas, de prevenir a aparição desses mosquitos, mas o que você ainda não sabia é que a iluminação da sua casa/empresa também ajuda a atrair ou repelir esses insetos.

Você sabia que a lâmpada que você escolhe influencia a quantidade de mosquitos que são atraídos?

Uma pesquisa divulgou quais são as melhores e piores lâmpadas quando o assunto é espantar mosquitos. Segundo o ecologista Michael Justice, PHD pela Universidade da Carolina do Norte, existe uma diferença entre a capacidade de atração de insetos em mais de seis lâmpadas comuns.

Michael e sua equipe criaram uma armadilha que armazenava uma única lâmpada. Assim, foram testando os seis tipos de lâmpadas diferentes a cada noite e todas as manhãs era contabilizado a quantidade e a espécie dos insetos. Para garantir que o brilho da Lua não interferisse nos resultados, eles mapearam as fases da Lua em todo o período dos três meses dos testes, fazendo com que cada tipo de lâmpada fosse exposta à mesma quantidade de luz da Lua.

Até o final do verão, os pesquisadores tinham capturado um total de 8.887 insetos na armadilha de luz. De acordo com os resultados obtidos que foram apresentados na Associação Americana do Avanço da Ciência, ficou claro que as lâmpadas incandescentes tradicionais são as que mais atraem mosquitos. Já a opção que menos atrai, são as lâmpadas de LED de cores quentes (amarelo, laranja e etc).

Viu como apostar no LED pode trazer benefícios além da economia de energia?

Fonte: AALOK.com.br