Iluminação

Como escolher o melhor SPOT de Embutir?

23 mar, 2021 - Por Eletrônica Apolo
Família reunida
5 dicas para escolher o melhor spot de embutir

A iluminação é uma das partes mais importantes na criação de um ambiente interno e o spot de embutir é um ótimo aliado, pois direciona luz aos ambientes proporcionando um resultado moderno e refinado. Existem diversas opções de spots de embutir e são encontrados spots redondos, quadrados, em metal, plástico ou vidro, brancos ou em alumínio escovado. Esses spots são embutidos nos tetos ou nos forros de gesso, madeira ou PVC, proporcionando um ambiente mais clean por não ficarem sobrepostos ao forro. Entretanto, com tantas opções podem surgir dúvidas na hora de escolher spot de embutir. Acompanhe e veja algumas dicas que preparamos para ajudar você a escolher!

POSIÇÃO

Alguns modelos contam com foco direcional, proporcionando o direcionamento da luz para diferentes locais e em diversos ângulos. Contudo, modelos mais baratos oferecem foco fixo, impossibilitando o ajuste do ângulo. A posição deve ser bem sinalizada quando o spot embutido for de foco fixo, uma vez que o alvo deve ser atingido e não há possibilidade de redirecionamento. Em banheiros e cozinhas a melhor posição dos spots é sobre as pias e bancadas. Utilize o centro da pia como referência ou o comprimento da bancada. Nas salas e quartos devem ser evitados pontos de luz em frente a televisão, para que não sejam refletidos na tela.

ILUMINAÇÃO E ECONOMIA

Para obter um ambiente bem iluminado e moderno, o ideal é unir o plafon e os spots embutidos. O plafon é a luz central e cria uma iluminação geral, que engloba todo o ambiente. Já os spots de embutir são uma opção de iluminação complementar, que proporcionam luz indireta, sutil e concentrada. Essa combinação é muito utilizada em salas de estar, quartos, banheiros e halls de entrada, pois proporcionam uma iluminação mais sofisticada e moderna.

ILUMINAÇÃO

Outro fator importante ao escolher spot de embutir é a temperatura da iluminação. Essa temperatura está relacionada com a intensidade, que é medida em Kelvin e pode ser encontrada no rótulo das lâmpadas:

  • temperatura da cor próxima a 3500 Kelvin – Branco Quente
  • temperatura da cor próxima a 4000 Kelvin – Branco Natural
  • temperatura da cor acima de 6000K Kelvin – Branco Frio

As lâmpadas de cor mais amarelada são as branco quente e são indicadas para ambientes mais confortáveis. As branco natural são indicadas para ambientes de trabalho e estudo. Já as branco frio são indicadas para ambientes em que se deseja uma iluminação mais potente, como banheiros e cozinhas.

DISTÂNCIA

A distância entre os spots em relação às paredes é muito importante para alcançar a iluminação adequada e para a definição da quantidade de spots. Os spots devem apresentar em média 75 centímetros a 1 metro de distância entre si. Quando escolher spot de embutir a serem posicionados na periferia dos ambientes, lembre-se que as distâncias variam se o spot é direcionável ou não. Deve-se manter uma distância de 20 a 30 cm da parede, para spots não direcionáveis e distância de 10 a 15 cm para spots direcionáveis.

QUANTIDADE

A quantidade de spots depende da necessidade do ambiente, da distância entre os spots e quais elementos você deseja destacar no ambiente. Lembre-se de que os spots são excelentes para o destaque de objetos como móveis, esculturas e quadros. Portanto, analise o local, pense no efeito desejado e defina os objetos a serem iluminados e destacados, tendo sempre em mente que pontos excessivos podem sobrecarregar o ambiente provocando falta de harmonia. Agora você está preparado para escolher spot de embutir! Antes de adquirir o seu, não esqueça de colocar as nossas dicas em prática para garantir um ambiente bem iluminado e sofisticado. Gostou? Então compartilha!

por Maria Eduarda FONTE: iluminimblog